Qual é o tipo de empresa ideal para o meu negócio?

Qual é o tipo de empresa ideal para o meu negócio?

Saber escolher qual é o tipo de empresa mais adequado para o seu negócio? Pode parecer confuso a princípio, mas é fundamental para o seu sucesso com o novo empreendimento. Pensando nisso, criamos este artigo, para que você possa entender melhor quais são os tipos de empresa que estão disponíveis para novos empreendedores e empresários. 

Você finalmente tomou uma decisão importantíssima! Abrir o seu próprio negócio é uma grande vitória e a realização de um sonho. Contudo, para transformar esse sonho em em uma empresa real, é necessário decidir entre uma vasta gama de opções e iniciar um processo de tomada de decisões. Muitas dúvidas podem surgir neste momento, por isso é fundamental saber com muita clareza o que fazer primeiro.

Uma assessoria contábil idônea e competente pode fazer toda a diferença

A escolha de um bom escritório de contabilidade é fundamental para que você possa entender melhor todas as variáveis que envolvem esses primeiros passos. A burocracia diminuiu muito e os trâmites de um processo de abertura de empresa no Brasil podem ser feitos sem grandes complicações, contudo são oferecidas diversas categorias de empresa, sendo necessário optar por aquela que melhor se encaixa no formato de negócio escolhido.

Cada categoria de empresa tem suas características particulares e seus direitos e deveres. Os principais níveis de categoria das empresas se dão por tipo de atuação, solo ou com sócios, por faturamento anual, pela natureza dos serviços prestados e por categoria de participação de patrimônio pessoal.  

O número inicial de colaboradores a serem contratados também vai influenciar bastante nessa decisão e pode variar se o ramo de negócio for comércio e serviços ou no segmento da indústria. Veja abaixo os possíveis tipo de empresa que estão disponíveis para o seu negócio: 

Categorias de empresa para um único empresário 

1- Microempreendedor Individual (MEI)       

Como o nome já diz, o MEI é constituído por um empreendedor individual. Ele é um título que pode ser obtido por empreendedores que têm um faturamento máximo de R$81 mil reais por ano. O MEI é uma categoria mais simples de atuação, podendo contratar somente um funcionário e ter um único local físico de atuação. Todo MEI é automaticamente optante pelo Simples Nacional e pelo SIMEI. 

2- Empresa Individual

No caso da empresa individual a atuação é solo e não conta com sócios. Nesta categoria, a atividade intelectual não é permitida, somente as atividades industriais, comerciais e a prestação de serviços, em diversos ramos. O empresário individual responde de forma ilimitada pela empresa, ou seja, responde com seus bens pessoais, se necessário, os compromissos assumidos e não honrados pela empresa. 

Categorias de empresa com sócios 

3- Sociedade Empresária Limitada (Ltda.)

A categoria de sociedade limitada é apropriada para dois ou mais sócios com o benefício do patrimônio pessoal de cada sócio estar separado do capital da empresa. A atuação empresarial financeira de cada sócio é proporcional ao investimento realizado na formação do capital social da empresa.  

4- Sociedade Anônima (S/A)

As empresas de sociedade anônima são empresas em que os sócios participam por meio de ações. Elas podem ser de capital aberto, que possibilitam a participação de inúmeros acionistas por meio de ações negociadas na bolsa de valores, ou podem ser de capital fechado, permitindo que as ações sejam partilhadas unicamente entre os sócios e/ou pessoas nomeadas pelos mesmos. 

5- Sociedade Simples (SS)

A sociedade simples é a categoria especial  para os empresários que querem abrir um negócio com atividade intelectual para a prestação de serviços artísticos, científicos e literários, se assemelhando à categoria de Sociedade Empresária Limitada.

6- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A sociedade de tipo SLU também se assemelha à Sociedade Empresária Limitada, por não contar com a participação do patrimônio pessoal na empresa. Ela funciona sem a necessidade de sócio, por isso é unipessoal, e também sem a necessidade de um alto valor de capital social para a sua abertura. 

Bem, se você chegou até o final deste artigo, esperamos que tenha uma ideia melhor, e possa decidir, pelo menos de forma primária, qual o caminho a ser seguido. 

O Escritório São Paulo, fundado em 1967 em Maringá, no Noroeste do Paraná, possui um time de profissionais muito experientes, que poderá ajudá-lo a definir o tipo de empresa ideal rumo ao sucesso!

Qual é a vantagem de ter uma empresa LTDA?

A empresa LTDA (Limitada) é uma forma jurídica muito popular entre empreendedores, e não é à toa! Existem diversas vantagens em optar por esse tipo de estrutura empresarial.

Uma das principais vantagens é a responsabilidade limitada dos sócios. Isso significa que, em caso de dívidas ou problemas financeiros, os sócios não são pessoalmente responsáveis, protegendo seu patrimônio pessoal.

Além disso, a empresa LTDA oferece flexibilidade na divisão dos lucros e na participação dos sócios, permitindo acordos específicos de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Outro ponto positivo é a possibilidade de crescimento e atração de investidores. Por ser uma estrutura empresarial consolidada, a LTDA pode ser mais atrativa para investidores e parceiros de negócio, facilitando a captação de recursos e a expansão da empresa.

Não podemos esquecer da credibilidade e percepção de mercado que uma empresa LTDA traz. Ela transmite uma imagem mais profissional, inspirando confiança em clientes, fornecedores e instituições financeiras.

Se você busca proteção patrimonial, flexibilidade, possibilidades de crescimento e uma imagem sólida no mercado, a empresa LTDA pode ser a escolha ideal para o seu negócio!