Quais são os objetivos do plano de negócio?

Você já parou para pensar quantas vezes as suas promessas não foram cumpridas? Quantas metas deixaram de ser atingidas por pura falta de planejamento? Pois bem, fazemos isso o tempo inteiro e não nos damos conta que isso é falta de um plano de negócio.

Tentativas de colocar ideias em prática sem planejar nunca passarão de ilusão. Se queremos atingir metas e objetivos, o planejamento é fundamental. Nesse sentido, muitos empreendedores enfrentam incontáveis dificuldades no início de um negócio por absoluta falta de um planejamento correto e estruturado.

A partir do momento em que se concebe a ideia é preciso colocar na ponta do lápis todos os passos práticos necessários para sua realização. É necessário entender quanto custará, que público alcançar, como está o mercado e muitos outros detalhes essenciais. Nesse ponto entra o plano de negócio, que é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

Mas, o que é um plano de negócios, afinal?

É um instrumento por meio do qual se faz um planejamento descrevendo todos os detalhes para atingir os objetivos de um empreendimento. Com isso, você identifica os custos necessários para a implementação da ideia, reduz possíveis vulnerabilidades, incertezas e riscos que ameaçariam o desenvolvimento sustentável da sua empresa.

Além disso, nessa fase você pode levantar dados operacionais para garantir o bom funcionamento do futuro negócio. São as estratégias de marketing e as projeções de lucro que podem contribuir para entender qual é a viabilidade da sua nova empreitada, bem como sua efetiva gestão de maneira bem estruturada.

E como fazer esse planejamento?

Para realizar um bom plano de negócios, você deve considerar uma série de etapas, que descrevemos brevemente a seguir:

Plano estratégico

Partindo do cenário atual do negócio, o plano estratégico consiste em uma apresentação da empresa e da respectiva análise dos produtos ou serviços por ela ofertados, bem como a definição da Missão, Visão e Valores do futuro negócio. Além disso, uma análise SWOT, com a determinação das metas e a análise de riscos.

Pesquisa e análise de mercado

Trata-se de um estudo mais aprofundado que permite o conhecimento do mercado do qual o seu negócio fará parte. Por isso, é feito um mapeamento e uma análise da concorrência e do local de atuação. Por intermédio dessa pesquisa você saberá quem serão seus futuros clientes, os fornecedores mais interessantes e o panorama da atual economia.

Plano de marketing

É uma estratégia de divulgação do seu empreendimento com a finalidade de atrair e fidelizar clientes. Para tanto, são traçadas as ações essenciais levando em conta o público-alvo do negócio a fim de posicionar a marca no mercado de acordo com as suas pretensões.

Plano de operação

Nessa etapa você já tem condições de visualizar a totalidade do seu futuro negócio com uma visão global do processo produtivo. Assim, você pode listar quais serão os insumos necessários para iniciar a produção, prevenindo erros e prevendo uma eficácia produtiva usando processos ágeis e com alta qualidade.

Plano financeiro

Seu objetivo é entender a estrutura das despesas e dos custos, o fluxo de caixa e as fontes de receitas. Tudo isso é importante para organizar o seu negócio de forma eficaz e garantir a saúde econômico-financeira por intermédio de uma gestão adequada.

Nesse ponto, você pode compreender qual será o investimento necessário para viabilizar o negócio, bem como qual será o retorno do investimento e quando isso acontecerá.

Qual é o papel do plano de negócios?

No final das contas, seu papel é conduzir o empreendedor em suas ações. Portanto, durante esse planejamento, é preciso relacionar cada item e suas peculiaridades, entendendo o que pode acontecer na prática. Assim será possível antecipar os obstáculos, corrigi-los e até evitá-los.

Muitas vezes, um plano de negócios funciona como um instrumento que leva confiança a um empreendimento que ainda não foi posto em prática. Então, ao demonstrar toda a estratégia montada e seus riscos e retornos possíveis ele ajuda na tomada de decisão na hora de adquirir um crédito ou envolver investidores.

Enfim, trata-se de uma ferramenta muito útil e indispensável para estruturar um negócio com o mínimo de segurança para alcançar o sucesso desejado. Portanto, se você está deixando de colocar algum sonho em prática por não saber por onde começar, agora já sabe. Então, mãos à obra!

Como utilizar o plano de negócios como ferramenta de gestão?

O plano de negócios é uma poderosa ferramenta de gestão, capaz de guiar empresas rumo ao sucesso. 

Para que um plano de negócios seja eficiente, procure seguir essas dicas: 

1) Mantenha-o atualizado, adaptando-se às mudanças do seu segmento e ao mercado em geral; 

2) Procure estabelecer metas claras e mensuráveis. Isso é fundamental para o acompanhamento do progresso; 

3) Comunique seus objetivos claramente com a sua equipe, fomentando o engajamento e comprometimento dos seus colabores; 

4) Utilize Indicadores-chave de Desempenho (KPIs) para mensurar os resultados e identificar ajustes necessários; 

5) Promova reuniões periódicas para revisar o plano, garantindo o alinhamento estratégico de todos os envolvidos. 

Lembre-se, um plano de negócios eficiente deve ser flexível e dinâmico, assim como o empreendedorismo!