Troca de contador – tudo que você precisa saber para fazer a transição

A troca de contador não é uma tarefa fácil mas também não precisa ser uma tarefa tão complicada se todas as partes colaborarem. Colocamos aqui dicas que vão ajudar você nesse processo.

O que fazer quando o contador se nega a entregar os documentos da empresa

Se você está trocando de Contador e ele se recusa a devolver os documentos da sua empresa, a lei está do seu lado. Quando isso acontece, ele está infringindo o artigo 3º, inciso XII, do Código de Ética Profissional do Contabilista.

Mas, é preciso estar ciente de que é assegurado ao Contador o direito ao contraditório e à ampla defesa, também previstos em lei.

De qualquer forma, recomenda-se o envio de uma carta formalizando o pedido de retirada dos documentos, encerrando a relação de prestação de serviços. Se essa medida não surtir efeito, a melhor saída para resolver a questão é recorrer à Justiça com a ajuda de um advogado.

Como fazer a transferência de responsabilidade de contador?

Você decidiu mudar de contador? Não se preocupe! A transferência de responsabilidade é mais fácil do que você imagina.

Primeiro, você precisará informar oficialmente o seu antigo contador da sua decisão e fornecer ao novo contador todos os documentos necessários, como a última declaração de impostos e o contrato social da sua empresa.

Em seguida, o novo contador fará a solicitação de transferência junto à Receita Federal e à Junta Comercial.

Pronto! Agora você pode contar com o suporte e as orientações do seu novo contador para cuidar de todos os serviços contábeis, fiscais e trabalhistas da sua empresa.

Quais são os sinais de que chegou a hora de trocar de contador?

Se você está pensando que talvez tenha chegado a hora de trocar de contador, então fique atento a estes sinais!

Você já percebeu se seu contador demora para responder ou parece indisponível? 

Um outro alerta importante é se há erros frequentes nos cálculos ou documentos apresentados. 

Se o profissional não acompanha as mudanças na legislação, isso também é motivo para preocupação, já que sua empresa pode ser penalizada numa auditoria, por exemplo.

Além disso, a falta de proatividade, como não oferecer soluções ou sugestões para melhorar sua empresa, também pode ser um sinal de que é hora de buscar um novo escritório para fazer a sua contabilidade.

Fique de olho nessas dicas e procure entender se chegou o momento de tomar uma decisão e garantir os melhores serviços contábeis, fiscais e trabalhistas para o seu negócio! 

Com mais de meio século de existência, o Escritório São Paulo, de Maringá, está à sua disposição. É só nos chamar!